Auto Escola PcD – Entenda tudo sobre o assunto

auto escola pcd

Quando estamos iniciando o processo para conseguir as isenções no momento de comprar um carro novo, algumas dúvidas surgem como a escolha da auto escola PcD e suas responsabilidades. Na hora de tirar a CNH especial, por exemplo, muitas pessoas se perguntam se existe uma auto escola especializada ou se qualquer uma oferece essa categoria de serviço. Entenda mais sobre o assunto!

Como funciona uma auto escola PcD?

O procedimento de uma auto escola especializada em CNH especial é o mesmo de outras, com a ressalva da adaptação dos veículos que serão disponibilizados para as pessoas com deficiência que pretendem tirar a habilitação especial. Não são todas as auto escolas que oferecem o atendimento para pessoas com deficiência.

Em cidades grandes, como capitais, é comum encontrar o serviço em grandes empresas do ramo e com longa experiência. Caso tenha dificuldade em encontrar, entre em contato com uma auto escola próxima e eles podem te orientar para o local que ofereça o serviço.

Outro procedimento realizado é a terceirização das aulas práticas. Comum quando é o caso da primeira via da habilitação, a parte teórica é feita por qualquer auto escola e as aulas práticas, que necessitam de um veículo adaptado, é terceirizado para alguma outra empresa parceira.

O que muda em um carro adaptado para PcD?

Existem diferentes adaptações em um carro para PcD feitas em empresas especializadas, assim como é possível também ter apenas a adaptação de fábrica como o caso do câmbio automático e direção hidráulica/elétrica. Um modelo zero km, por exemplo, é comprado apenas com a obrigação de possuir câmbio automático — além do que já está previsto no Código de Trânsito brasileiro.

Alguns dos tipos de adaptações mais comuns feitas por empresas especializadas são:

Pomo giratório (removível ou fixo)

O acessório é responsável por permitir que o motorista gire o volante em 360 graus sem precisar tirar a mão do equipamento. No caso do removível, é possível removê-lo de maneira prática para que outros condutores utilizem o veículo normalmente.

Pomo fixo de três pontos

Outra alternativa, essa específica para quem tem mais dificuldade e limitação de flexão do punho e preensão da mão, auxilia o condutor no giro do volante.

Computador de bordo no pomo

Aos condutores com baixa mobilidade nos membros superiores, uma adaptação é a central de comandos elétricos, capaz de reunir diversas funções do sistema do veículo próximo ao pomo.

Acelerador e freio manual

Adaptação transfere as funções dos pedais para próximo ao volante, para ser manuseado com as mãos. O equipamento é ideal para motoristas com deficiência e/ou amputação na região dos membros inferiores. O funcionamento é feito por meio de uma alavanca que, se puxada, resulta-se em aceleração e, se empurrada, cumpre a função de freio.

Banco de transferência

O acessório tem a função de dar mais mobilidade para cadeirantes e até mesmo idosos. Com o banco de transferência, o motorista pode se locomover com mais facilidade até a cadeira de rodas. Além disso, o equipamento não é fixo, portanto, pode ser retirado quando não for utilizado.

Base giratória para banco

Com função semelhante, o acessório tem como objetivo auxiliar os ocupantes do veículo no embarque e desembarque. Ideal para cadeirantes e idosos, a base giratória pode ser instalada no banco original do carro, sem a necessidade da troca.

Acelerador à esquerda

O equipamento tem como objetivo transferir a função de acelerador para o lado esquerdo do pedal do freio, sem tirar a função do pedal original. Assim, quando não for utilizado para uma pessoa que necessite desta adaptação, pode ser alocado para embaixo do painel e o veículo retorna ao sistema original.

Adaptação para nanismo

A adaptação para pessoas com nanismo pode ser feita em diferentes equipamentos do veículo. O encosto e o assento podem ser modificados, além do prolongador de pedal. Vale lembrar que o nanismo entra como PcD e permite os benefícios de isenção e o direito da CNH especial.

autoescola pcd
Crédito: divulgação

Como mudar a habilitação para PcD com a auto escola?

A situação mais comum é a de pessoas que já possuem a habilitação comum e pretendem mudar para a CNH especial. O processo é complexo, e vai demandar alguns procedimentos para conseguir o novo documento.

Após a escolha e a inscrição na auto escola especializada em PcD, será necessário um novo exame médico, comprovando a deficiência que garante o benefício. Em seguida, o motorista deve iniciar as aulas práticas, que irá ajudar na adaptação necessária.

Por fim, após as aulas, é realizado o exame prático pelo DETRAN. Antes do início da prova, é realizado uma perícia por um médico perito para comprovar as limitações decorrentes da patologia e checar se as adaptações estão de acordo com a deficiência do condutor.

Quanto custa uma habilitação na auto escola PcD?

Como as auto escolas para PcD são responsáveis pelo processo, frequentemente em conjunto com os escritórios de isenções, não há um preço fixo para a habilitação especial. Vale alertar o motorista também que, além do valor pago pelo serviço, poderão existir custos adicionais de junta médica e remarcação de exame prático em caso de reprovação em alguma dessas etapas.

Conheça a Isencar e tire suas dúvidas sobre o serviço da auto escola PCD

A Isencar é uma empresa especialista nos processos de despachante PcD. Para tirar dúvidas, fazer consulta ou realizar algum procedimento, escolha quem mais entende do assunto e evite burocracias. Fale com a gente!

Solicite orçamento

A Isencar está pronta para te atender. Estamos localizados em São Paulo, no Bairro Paraíso, na Zona Sul. Atendemos clientes de toda a região, como Av. Paulista, Vila Mariana, Jardins, Ibirapuera, Moema, Bela Vista, Aclimação etc. Caso você resida em outras regiões, temos serviços de motoboy e atendimento remoto.

× Fale com a gente!