ATPV-e

Você ouviu falar recentemente sobre ATPV-e e ficou em dúvida sobre o que seria? Desde o início de 2021, tivemos várias mudanças nas legislações que impactam milhares de motoristas, incluindo as alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e as resoluções do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Esse último, inclusive, foi o responsável pelo surgimento […]

ATPV-e

atpv-e

Você ouviu falar recentemente sobre ATPV-e e ficou em dúvida sobre o que seria? Desde o início de 2021, tivemos várias mudanças nas legislações que impactam milhares de motoristas, incluindo as alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e as resoluções do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Esse último, inclusive, foi o responsável pelo surgimento do documento ATPV-e. Para você entender melhor, responderemos as principais dúvidas sobre o novo documento. Confira até o fim e confira todas as respostas sobre o assunto.

O que é ATPV-e?

Para quem tem dúvida sobre o que é ATPV-e, de maneira resumida, esse documento passou a ser o novo Certificado de Registro do Veículo (CRV), e significa Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio Digital.

Desde 04/01/2021, a emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV) mudou para digital, deixando de ser impresso em papel moeda. A alteração foi possível devido a Resolução Contran nº 809/20.

Com isso o Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o Certificado de Licenciamento de Veículo (CRLV) fazem parte de um único documento.

Para vender o veículo, o proprietário deverá emitir a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo de forma digital (ATPV-e), e dar andamento junto ao Detran.

Os CRVs impressos antes da mudança do Denatran (documento verde), continuam válidos. Uma das vantagens do documento eletrônico, é evitar a perda ou preenchimento errado, como ocorria com o CRV em papel moeda verde.

Para que serve a ATPV-e?

A emissão da ATPV-e é necessária apenas quando ocorrer a venda do carro, possibilitando a transferência de propriedade. Após o preenchimento das informações do vendedor e comprador, ambas as assinaturas deverão ser reconhecidas em cartório por autenticidade.

atpv

CRV ou ATPV-e: quais deles estão em uso?

A ATPV-e é o documento exigido para transferência de veículos que tiveram seus CRVs emitidos a partir de 04/01/2021. Quem ainda possui o CRV verde, deverá utilizá-lo normalmente até o momento da venda do veículo.

Como emitir a Autorização para Transferência?

Até aqui, ficou nítido a necessidade do documento quando o proprietário for realizar a venda do seu veículo. No entanto, como a responsabilidade para a emissão é do Detran, não existe uma única maneira de emitir a ATPV-e.

Isso significa que dependendo da sua localização, emitir o documento tem um procedimento diferente. No Detran RJ é necessário ir presencialmente portando cópia simples do RG e CPF, por meio de agendamento.

No Detran SP a emissão da ATPV-e é feita online, pelo próprio portal do órgão. Portanto, verifique por meio do portal do Detran da sua região como fazer a emissão.

autorização de transferência de veiculo

Emissão da ATPV-e no Detran SP

Para conseguir emitir a ATPV-e em SP, é necessário fazer a emissão no site do Detran ou através da Isencar Despachante, onde você terá toda comodidade e rapidez para receber seu documento pronto para assinar e reconhecer firma.

Com o documento disponibilizado, confira todos os dados para não ocorrerem problemas no processo de transferência. Não rasure. Combine uma data para comprador e vendedor irem juntos ao cartório e realizar o reconhecimento de firma, obrigatoriamente por autenticidade.

Como a Isencar Despachante pode te ajudar?

Agora que você já sabe tudo sobre o novo documento, inclusive sobre a emissão da ATPV-e, deixe a Isencar te ajudar com todos os trâmites burocráticos. Entre em contato com o nosso time de especialistas e confira as vantagens de contratar os nossos serviços!

Solicite orçamento

A Isencar está pronta para te atender. Estamos localizados em São Paulo, no Bairro Paraíso, na Zona Sul. Atendemos clientes de toda a região, como Av. Paulista, Vila Mariana, Jardins, Ibirapuera, Moema, Bela Vista, Aclimação etc. Caso você resida em outras regiões, temos serviços de motoboy e atendimento remoto.

ATPV-e