Segunda via CRV

A segunda via do CRV pode ser solicitada em casos como perda, furto, roubo ou má conservação. Como o documento físico é frágil, muitas vezes pode ser necessário requisitar uma nova versão. Ainda que exista uma versão digital, o CRV físico é necessário para veículos antigos e até mesmo seminovos que foram registrados antes do […]

Segunda via CRV

segunda via crv despachante

A segunda via do CRV pode ser solicitada em casos como perda, furto, roubo ou má conservação. Como o documento físico é frágil, muitas vezes pode ser necessário requisitar uma nova versão.

Ainda que exista uma versão digital, o CRV físico é necessário para veículos antigos e até mesmo seminovos que foram registrados antes do dia 4 de janeiro de 2021. Mesmo que o licenciamento do seu carro tenha sido feito posteriormente a essa data, a versão digital do CRLV não é válida para realizar uma transferência de localidade ou propriedade.

Para saber mais sobre o assunto e solicitar sua segunda via do recibo de compra e venda com segurança e agilidade, acompanhe o conteúdo. Vamos mostrar como funciona o CRV, prazos, documentações e condições necessárias para que tudo dê certo e você tenha tranquilidade em todas as etapas do processo.

Digitalização dos documentos

O Certificado de Registro de Veículo é um dos documentos que passou a ter uma versão digitalizada recentemente. Além dele, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) também permitiu a emissão digital do Certificado de Licenciamento Anual (CLA) e o Comprovante de Transferência de Propriedade, chamado de DUT.

Vale ressaltar que esses documentos foram unificados em sua versão digital, e agora recebem o nome de Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e). A segunda via do DUT é solicitada no site do Detran.

Já o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estão disponíveis em versões digitais há mais tempo, desde 2020. É possível acessá-los a partir do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Como funciona o CRV?

Emitido pelo Detran, o CRV existe para comprovar a propriedade de um veículo. Ao ter o documento, você tem, portanto, sua posse. O registro serve para pessoas físicas e jurídicas e contém informações como modelo, marca, placa, código do Renavam, chassi e outros dados.

Além disso, o Certificado de Registro de Veículo também possui informações do proprietário, como seu nome, endereço e assinatura. Essa identificação é fundamental, pois vincula a posse e permite que a transferência seja realizada de forma correta, diminuindo a possibilidade de golpes e fraudes.

Como solicitar a segunda via do CRV?

Como já falamos acima, a segunda via deve ser solicitada em caso de perda, extravio ou má conservação. Uma outra possibilidade que permite um novo pedido de emissão é o documento sofrer rasuras, seja no momento em que ele for preenchido, seja posteriormente.

Para fazer a segunda via do CRV no Estado de São Paulo, é necessário pagar todos os impostos e demais débitos do veículo. A partir disso, deve-se fazer a vistoria em uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV), que tem validade estadual.

O valor da segunda via do recibo varia, podendo ultrapassar os R$ 400,00 para veículos não licenciados. Vale lembrar que, caso a placa do veículo precise ser trocada — o que é obrigatório se houver algum dano, caractere ilegível ou lacre de chumbo ou na cor laranja —, ou ainda na transferência de município, haverá uma segunda cobrança referente ao custo da placa no padrão Mercosul.

Com todos os trâmites feitos, basta ir ao Detran, Ciretran ou postos do Poupatempo no horário agendado e levar os documentos solicitados para que você consiga pegar sua 2ª via CRV. Na capital, o serviço é feito nos postos Poupatempo Alesp, Cidade Ademar, Itaquera, Lapa, Sé e Santo Amaro.

Quais são os documentos necessários?

Caso o proprietário do veículo vá fazer toda a documentação, é necessário apresentar os documentos abaixo:

  • Cópia autenticada do RG, CPF ou CNH e sua original;
  • Cópia autenticada do comprovante de endereço emitido em até três meses e seu original;
  • Laudo de vistoria de identificação veicular original (realizado por uma empresa credenciada (ECV), ou vistoria lacrada caso o veículo esteja fora do seu Estado de registro);
  • Boletim de Ocorrência (B.O.) em caso de furto ou roubo;
  • Declaração de extravio do CRV com firma reconhecida em cartório, em caso de perda do documento.

Quem pode solicitar a segunda via do CRV?

No exemplo acima, mostramos os documentos necessários para quando o proprietário do veículo vai fazer a 2ª via do CRV. Mas existem outros três casos em que a solicitação pode ser feita:

Solicitação do procurador do proprietário do veículo;
Solicitação de algum parente próximo (cônjuge, pais, irmãos e filhos);
Solicitação do proprietário ou representante legal da pessoa jurídica (no caso, o veículo pertence a uma pessoa jurídica).

É possível fazer a segunda via do CRV on-line?

O trâmite completo não pode ser feito de forma virtual, mas o agendamento é feito on-line no site do Detran. Assim, você marca e comparece ao local físico na data e horário estipulados pela plataforma.

A mesma coisa acontece no Poupatempo, em que o agendamento é virtual, mas o procedimento restante é presencial. Além disso, o site exige um cadastro, que deve ser feito antes de marcar qualquer serviço. Para que sua segunda via seja 100% on-line, é preciso contratar um despachante.

Faça a segunda via do CRV na Isencar!

Tenha o conforto e a praticidade ao seu lado na hora de solicitar a segunda via recibo de compra e venda do seu veículo. Ao contratar nosso serviço, você evita as burocracias do Detran e Poupatempo, facilitando a sua vida do começo ao fim do processo.

Conosco, você faz todo o preenchimento do formulário de transferência de forma virtual, com diversas formas de pagamento, preço acessível e agilidade na hora de emitir sua segunda via do CRV. Entre em contato e confira nossas condições!

Solicite orçamento

A Isencar está pronta para te atender. Estamos localizados em São Paulo, no Bairro Paraíso, na Zona Sul. Atendemos clientes de toda a região, como Av. Paulista, Vila Mariana, Jardins, Ibirapuera, Moema, Bela Vista, Aclimação etc. Caso você resida em outras regiões, temos serviços de motoboy e atendimento remoto.

Segunda via CRV