Restrição Tributária PcD

Restrição tributária PcD: entenda tudo sobre A restrição tributária de carros PcD é um tema pouco abordado. Seja para pessoas com direito ao benefício que pretendem comprar ou na hora de vender um modelo adquirido com as isenções, muitas dúvidas aparecem. Para ajudá-los, reunimos as principais perguntas e chamamos nossos especialistas para responder! O que […]

Restrição Tributária PcD

restrição tributária de carros pcd

Restrição tributária PcD: entenda tudo sobre

A restrição tributária de carros PcD é um tema pouco abordado. Seja para pessoas com direito ao benefício que pretendem comprar ou na hora de vender um modelo adquirido com as isenções, muitas dúvidas aparecem. Para ajudá-los, reunimos as principais perguntas e chamamos nossos especialistas para responder!

O que significa restrição tributária intransf. lei compl-53 p/ def?

Quando os veículos são comprados com isenções de IPI e ICMS, ou apenas com o desconto de IPI, eles ficam impossibilitados de serem transferidos antes de completar o prazo (dois anos para o IPI e quatro anos para o ICMS) após a sua compra.

E, para garantir que o veículo não seja vendido durante esta carência, o Detran registra no Renavam do veículo a informação: restrição tributária intransf. lei compl-53 p/ def. Assim, fica marcado para a consulta de quem quer comprar.

venda de carros pcd intransferivel

Como consultar a restrição tributária de carros PcD?

Para verificar se o veículo possui algum registro, é só consultar o Renavam e a placa do veículo diretamente no site do Detran e verificar se existe algum apontamento no campo “Restrição Tributária”.

Em relação ao documento, é possível verificar a existência da restrição, observando a palavra “Intransferível”. É importante saber que nem sempre o veículo com restrição possui a informação no documento. A forma mais segura é consultar o site do Detran.

restrição tributária carros pcd

Como vender o carro PcD antes de 4 anos?

Na hipótese da necessidade da venda do veículo antes de terminar a carência, o beneficiário deverá pagar os impostos desonerados no ato da compra acrescidos de encargos. Vale lembrar que tal pagamento não é proporcional ao tempo restante.

O processo deverá ser feito junto à Secretaria da Fazenda e na Receita Federal. O processo é complexo e não pode haver erro nos cálculos dos pagamentos para não complicar mais ainda. Caso pense em fazer, consulte um especialista no assunto.

Baixa da restrição tributária de carros PcD no Detran

Quando os pagamentos dos impostos são feitos e os processos de desalienação junto aos dois órgãos são concluídos, chega a hora de fazer a baixa da restrição tributária no Detran e, em seguida, providenciar a transferência do veículo para o novo proprietário.

Até outubro de 2020, a restrição tributária era baixada automaticamente após o cumprimento do prazo. Após esta data, muitos beneficiários tiveram que providenciar a baixa por conta própria ou com o auxílio de despachantes especializados na área PcD, como nós da Isencar.

Um ponto a ser destacado, é que mesmo com os pagamentos dos impostos, um novo benefício será permitido após o período de 3 anos para o IPI e 4 anos para o ICMS, a contar da data da aquisição do último veículo.

Em qual situação o pagamento do imposto é dispensado?

Vale lembrar: mesmo que o beneficiário fique boa parte do período de alienação com o veículo em seu nome, o pagamento do imposto deverá ser integral, sem considerar o tempo parcial que foi cumprido.

Como a Isencar pode te ajudar?

Somos especialistas em processos de despachantes para veículos PcD ou não. Entre em contato com nossos especialistas e deixe que a gente realize todos os serviços necessários para você, sem burocracias e dor de cabeça.

Solicite orçamento

A Isencar está pronta para te atender. Estamos localizados em São Paulo, no Bairro Paraíso, na Zona Sul. Atendemos clientes de toda a região, como Av. Paulista, Vila Mariana, Jardins, Ibirapuera, Moema, Bela Vista, Aclimação etc. Caso você resida em outras regiões, temos serviços de motoboy e atendimento remoto.

Restrição Tributária PcD