Carrocerias: Entenda suas características

carrocerias

Com o crescente desenvolvimento tecnológico na indústria automobilística, os carros para Pessoas com Deficiência (PcD) têm ganhado cada vez mais espaço no mercado. Hoje, há diversas adaptações e carrocerias avançadas, concedendo ao beneficiário mais segurança, conforto e tecnologia no dia a dia.

Os preços podem variar conforme as exigências, adaptações e a própria necessidade. Quer saber mais? Conheça aqui as principais características dos carros PcD:

Como são os carros PcD?

 Em relação aos veículos convencionais, os carros PcDs são muito semelhantes, podendo haver uma adaptação específica, de acordo com o tipo de deficiência ou condição de saúde. Dessa forma, são as limitações que irão determinar os recursos e ferramentas que precisam ser acrescentados ao modelo do carro.

Para uma pessoa que tem uma limitação em sua perna direita, por exemplo, o acelerador poderá ser realocado para a esquerda. Nesse caso, a alteração busca tirar o esforço do membro afetado. No entanto, nos carros para cadeirantes, o veículo precisa ter um espaço ainda maior no porta-malas para acomodar a cadeira.

Além disso, o veículo também poderá ter plataformas hidráulicas e rampas, que possibilitam ao cadeirante entrar no veículo com a cadeira, facilitando ainda mais sua locomoção.

Os carros já saem adaptados de fábrica?

Com a grande divulgação do benefício de isenção PcD, possibilitada pelos meios digitais, esse mercado aqueceu. No entanto, as adaptações não são feitas nas montadoras, mas podem ser feitas nas concessionárias.

Contudo, vale lembrar que, as adaptações PcD podem ser solicitadas também em lojas especializadas, porém precisam ser homologadas pelo Inmetro e contar com a emissão de nota fiscal do equipamento e mão de obra da instalação.

Carrocerias dos veículos PcD

 Confira os principais tipos de carrocerias dos carros PcD no mercado:

  1. HATCH

Eles são menores. Geralmente, com 2 ou 4 portas e não possuem porta-malas saliente. Características: carroceria dos modelos mais baratos do mercado e de menor custo de manutenção, econômicos e de dimensões pequenas.

  1. SEDÃ

São carros com porta-malas salientes, porém com a ausência de porta traseira. Possui 4 portas e apenas uma tampa que dá acesso ao porta-malas. Existem três volumes: um para o motor, um para o habitáculo do carro e o último para o porta-malas.

Características: carroceria dos modelos com preços um pouco acima do hatch, custo de manutenção e consumo semelhantes e com porta-malas e dimensões maiores.

  1. MINIVAN

Essa carroceria, com design parecido com uma van, tem o melhor modelo para o PcD cadeirante. Possui o maior porta-malas entre todos os modelos, 4 portas e posição de dirigir mais alta em relação às carrocerias hatch e sedã.

Características: carroceria dos modelos com preços, custo de manutenção, consumo e dimensões parecidas com o sedã, com a vantagem de possuir maior porta-malas e a versatilidade de rebatimento dos bancos.

  1. SUV

São conhecidos como veículos utilitários esportivos que caíram no gosto do público PcD. É o tipo de carroceria mais buscada, e que vem crescendo todo ano. Essa preferência pode ser explicada devido aos seguintes fatores:

  • Dirigibilidade;
  • Design;
  • Segurança;
  • Liquidez na revenda.

Características: carroceria dos modelos com preços, custo de manutenção e consumo maiores. Dimensões parecidas com o sedã, mais alto, bom porta-malas e rebatimento dos bancos.

Conforme vimos, o mercado de carros PcD tem crescido substancialmente e, por isso, há diversos veículos para atender às necessidades físicas de cada pessoa, observando também sua preferência pelos modelos.

Agora que você conhece as características das carrocerias dos principais carros PcD, acesse o nosso site e confira os veículos disponíveis. Precisa de ajuda com seu processo de solicitação de isenção ou compra de carro adaptado? Entre em contato conosco pelo chat ou pelo nosso whatsapp.

Solicite orçamento

A Isencar está pronta para te atender. Estamos localizados em São Paulo, no Bairro Paraíso, na Zona Sul. Atendemos clientes de toda a região, como Av. Paulista, Vila Mariana, Jardins, Ibirapuera, Moema, Bela Vista, Aclimação etc. Caso você resida em outras regiões, temos serviços de motoboy e atendimento remoto.

× Fale com a gente!