Na hora de comprar um usado, vender o modelo atual ou caso mude o local de registro do automóvel, será necessário realizar a transferência de veículo. Para entender o que é, onde é indicado fazer e como é feito esse processo, confira como funciona!
O que é Transferência de Veículo?
Como o nome já entrega, a transferência é todo e qualquer processo que altere o registro de propriedade do bem. Portanto, o processo deverá ser realizado no momento de compra e venda de um modelo ou caso o registro seja feito em um novo município.
O procedimento pode ser feito por pessoa física, ou seja, o atual e o futuro proprietário do veículo. No entanto, o mais recomendável, por conta de todos os trâmites burocráticos e detalhes envolvidos, é realizar com uma empresa especializada.
Nós, da Isencar, realizamos a transferência de veículo, seja de propriedade, município ou estado. Continue a leitura e saiba mais!
Como fazer a transferência?
Antes de iniciar o processo de transferência de veículo, o primeiro passo é consultar se existem débitos pendentes do veículo. Pode acontecer do proprietário esquecer de pagar IPVA e Licenciamento ou de alguma multa de trânsito ainda não ter chegado, por ter os dados residenciais desatualizados; por isso, vale conferir.
Ao contratar o serviço da Isencar, o processo será fácil e rápido. Basta enviar uma cópia do documento para fazermos a consulta de débitos e apresentarmos o orçamento. O atendimento para a transferência veicular pode ser feito online ou por telefone, como você preferir.
Transferência de Veículo PCD
Os veículos comprados com isenções de IPI e ICMS por pessoa com deficiência (PCD), requerem uma verificação mais ampla devido à Restrição Tributária e a isenção do IPVA. Somos especialistas em todo o processo de liberação do veículo PCD junto à Receita Federal, Secretaria da Fazenda e o Detran-SP.
Vistoria para transferência de veículo
O Laudo de Vistoria do veículo, emitido por uma empresa de vistoria credenciada ao Detran, é obrigatório para a transferência veicular. Ou seja, é necessário possuir o documento para seguir com o procedimento.
O intuito da vistoria não é apenas a identificação do veículo, mas também no que tange às possíveis restrições administrativas, financeiras, judiciais e tributárias. O principal objetivo é garantir a segurança mecânica após vistoriar:
- Chassi;
- Motor;
- Placas;
- Plaqueta;
- Numeração identificadora dos vidros;
- Etiquetas;
- Documentação;
- Equipamentos obrigatórios e de segurança;
- Características do veículo.
Transferência de Veículo Blindado
Os veículos blindados precisam da Autorização de Transferência (ATVB) junto ao Exército, para serem transferidos no Detran. O ATVB possui 60 dias de validade. Seja para transferência ou registro de Veículos Blindados, conte com a Isencar!
Custos da transferência
Uma das maiores dúvidas dos motoristas, o valor de transferência de veículo vai depender diretamente do local em que for realizado. Como o processo é feito pelo Detran, os valores podem variar de região para região.
O valor da transferência de veículo é composto por vários custos, tais como: vistoria de identificação veicular, taxa estadual de transferência, serviço do despachante e, caso o licenciamento do modelo não tenha sido realizado no ano vigente, haverá a necessidade do pagamento da taxa. Na hipótese do veículo possuir a placa cinza e também ocorrer a mudança de município, a despesa será ainda maior com a obrigatoriedade da troca da placa para o modelo Mercosul.
Documentos para a transferência veicular
Conforme já citamos acima, vamos reforçar quais são os principais documentos para a transferência:
- CRV: documento do veículo (deve ser assinado pelo atual e o novo proprietário do modelo);
- Comprovante de residência do novo proprietário;
- Documentos de identificação: RG, CPF e/ou CNH;
- Comprovante de quitação da taxa de transferência;
- Comprovante de quitação da taxa de licenciamento, se necessário;
- Laudo de vistoria realizado por empresa credenciada do Detran.
Onde fazer a transferência de veículo?
Como demonstramos anteriormente, o processo de transferência de veículo é burocrático e envolve cuidados. Caso queira realizar com facilidade e rapidez, contrate uma empresa especializada como a Isencar e deixe a gente cuidar de todos os trâmites necessários!
A transferência é todo e qualquer processo que altere o registro de propriedade do bem. Portanto, o processo deverá ser realizado no momento de compra e venda de um modelo ou caso o registro seja feito em um novo município. Confira abaixo os principais bairros atendidos pela Isencar: